28 agosto, 2009

Navegar no ciberespaço

O texto de Lucia Santaella, “Navegar no ciberespaço: o perfil cognitivo do leitor imersivo” volta-se para as novas formas de percepção e cognição frente aos atuais suportes eletrônicos e a pergunta recai sobre as novas disposições, habilidades e competências de leitura que estão aparecendo e para dar conta desse debate, a autora, utilizando os métodos comparativo e classificatório, cria três tipos de leitores e nos explica que há leitores para imagens, desenhos, pinturas, textos, gravuras, fotografias, etc, etc, etc, o leitor da cidade, da míriade de signos, símbolos e sinais que explodem cotidianamente nas cidades modernas. Recentemente tenho estudado alguns materiais na área do Ensino de História e me deparado com a tarefa de preparar as crianças e os jovens para a leitura dessa multiplicidade de suportes gráficos. Historiadores, semiologistas, artistas, comunicólogos e outros adeptos à esse campo de estudos estão cada vez mais arejando suas mentes para o debate a cerca do tema. Ver o filme “Medieval Help Desk” foi algo satisfatório pois, além de ser muito engraçado (é claro, pra nossa cultura de letrados!) é sugestivo para pensar no primeiro tipo descrito pela autora, o leitor contemplativo, mediativo. O segundo tipo, leitor movente, fragmentado é descrito como originário da Revolução Industrial e não é pra menos que a identidade do homem moderno se desconstrói em uma multiplicidae infinita de imagens que o impulsiona a consumir e ser consumido. Além de ajudarem a vender mercadorias, as imagens também são mercadorias. Esse fetiche da imagem impele o homem das grandes cidades a conviver com o imediatismo, com a troca veloz de imagens e contatos sociais. O último tipo, o leitor imersivo e da era virtual, cuja subjetividade explode em múltiplas dimensões, tem suas características cognitivas pouco exploradas. Assim, a autora finaliza seu texto nos lembrando que o ciberespaço envolve transformações sensorias, perceptivas e cognitivas que trazem transformações também na formação da sensibilidade física, mental e corporal.

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